quinta-feira, outubro 08, 2009

Envelhecimento facial

Podemos dizer que passamos por 5 fases de envelhecimento facial:


1- Diminuição da Circulação – com a idade, decrescem o número e a dimensão dos capilares que levam oxigênio e substâncias nutritivas para a derme e epiderme. A Função dos vasos linfáticos é diminuída provocando insuficiência na eliminação de resíduos celulares. Com o decrescimento da vitalidade celular, todas as demais funções internas da célula, tais como, completa eliminação de toxinas e aporte de produtos nutritivos se tornam lentas. Isso faz com que as células da pele se atrofiem progressivamente.


2- Insuficiência Intracelular – a não eliminação completa de toxinas juntamente com a falta de oxigenação adequada irão refletir numa trabsformação do aspecto exterior da célula da pele, podendo inclusive ocasionar anormalidades patológicas.


3- Atrofia Muscular – um tecido muscular facial bem tonificado projeta um rosto jovem. Agora, como já visto, uma má circulação e nutrição inadequada da célula, ocasiona atrofia muscular.Esta atrofia provocará o aparecimento das linhas de expressão acentuadas, papadas, olheiras e outras características causadas pela idade.


4- Marcas de Expressão – as marcas de expressão facial se geram também devido á região, cultura e tendências naturais da pessoa. A freqüência que repetimos, com o passar dos anos estas expressões faciais, forma o que chamamos de “linhas de caráter “. Sua formação é precedida pela contração de um músculo ou grupo de músculos opostos. Desta maneira, haverá uma tensão e a pele se debilita provocando uma prega ou ruga.


5- Transformações devidas a regiões e comportamento social diferente – estas transformações podem alterar consideravelmente o estado dos tecidos faciais. Em algumas regiões os raios ultravioletas emitidos pelos raios solares podem ocasionar modificações permanentes no funcionamento celular, afetando a produção de pigmentos. Uma exposição prolongada a ventos poderá formar calosidades, endurecimento e secura da pele, aparecendo rugas. Deve-se ainda levar em consideração a má alimentação. Um regime alimentício incorreto poderá acelerar o envelhecimento, reduzindo a função celular e a regeneração dos tecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário