terça-feira, outubro 13, 2009

Dicas da esteticista




Nunca use maquiagem diretamente sobre a pele. Antes de aplicá-la, faça todo o processo de limpar, tonificar e hidratar;
Se sua pele for oleosa ou mista, use um esfoliante uma ou duas vezes durante a semana. Se for seca, uma vez a cada 15 dias;
Evite o contato direto com o creme, loção ou gel. Use-os com uma espátula e/ou algodão limpos;
Jamais durma maquiada. Ao chegar em casa, use um demaquilante para remover a maquiagem e, em seguida, realize a limpeza, a tonificação e a hidratação
O uso de máscaras específicas ao seu caso pode ser incluído no tratamento, principalmente, num dia especial. Os resultados duram apenas algumas horas, mas lhe darão uma aparência mais rejuvenescida;
Se você fuma, leva uma vida sedentária, dorme pouco ou não tem uma alimentação saudável, é importante utilizar produtos com ativos antioxidantes, como vitaminas A, C e E sob a forma de lipossomas;
Use, diariamente, protetor solar nas partes do corpo que ficam expostas ao sol durante o dia para evitar o fotoenvelhecimento.
Beba de seis a oito copos de água por dia, pois é através dela que suas células absorverão os nutrientes necessários à sua nutrição, mantendo a pele hidratada e jovem por muito mais tempo.

sábado, outubro 10, 2009

Crioterapia



A crioterapia baseia-se no princípio da homeostase, ou seja, o organismo quando se exposto ao frio, de qualquer origem, deve queimar lipídios para restituir sua temperatura.

Consiste basicamente na aplicação de gel ou bandagens embebidas num líquido especial e aplicado em regiões que requeiram redução localizada de gorduras e está fundamentado em um princípio fisiológico de que o organismo para se defender da indução de ondas frias determinadas pela evaporação do líquido contido nas bandagens, produz localmente um Reação Termogenética provocada pela queima de lipídios locais.

O uso da Crioterapia é recomendado para a redução de gorduras localizadas e não nos casos de obesidade excessiva e generalizada.

No decorrer do tratamento e com a natural redução de gorduras localizadas poderá advir flacidez. Por isso indica-se a realização de uma ginástica que pode ser isométrica, 15a a 30 minutos logo após a retirada das bandagens ou estando com o gel, a fim de obter uma rápida e efetiva hipertonia.

Efeitos da crioterapia:
Com a aplicação da loção (bandagens frias) consegue-se uma redução da temperatura normal do corpo de 35,5ºC a 30ºC, induzida por ondas frias de menos de 15ºC (determinada pela evaporação local). Essa diminuição de temperatura corporal provoca uma reação defensiva local ou termogênica dada pela vasodilatação profunda compensadora da vasoconstrição superficial provocando assim a aceleração do metabolismo local.

A loção sem danificar a firmeza dos tecidos, dá uma natural e controlada reação do organismo eliminando centímetros a mais.

Observações:
- após a aplicação ficar de 4 a 6 horas sem banho
- não usar após as refeições na região abdominal, esperar 2 horas
- não usar durante o períodoo menstrual devido a sensação de frio
-não usar em gestantes

Contra-indicações:
- região de mamas
-inflamação na pele ou qualquer outra doença cutânea
- hipotensão ou hipertensão
- neoplasias (câncer)
- afecções reumáticas

Lipoescultura Gessada



A aplicação do gesso é feita sobre a pele previamente coberta por creme contendo princípios ativos escolhidos pela profissional de estética, proporcionando protocolo exclusivo e personalizado de acordo com as necessidades da cliente. Durante o protocolo, o gesso absorve o calor liberado pelo corpo que provoca vaso dilatação periférica e facilita a penetração dos princípios ativos, ação denominada de oclusão.
Para manter e potencializar o tratamento por meio da oclusão, é usado um ativo cosmético na pele para maior aproveitamento do mesmo, ao invés de tê-lo no gesso. O aquecimento que surge na primeira etapa é seguido de resfriamento local, promovendo uma ação termo-crio e sustentação com modelagem.
Indicado para clientes que apresentam uma estrutura física ginóide - gordura localizada e celulite no abdômen, glúteo, quadril e coxas.

A aplicação é feita em apenas 20 minutos, e o gesso pode ser retirado após 2 horas, no mínimo.
O resultado já aparece no término das 2 horas e na primeira aplicação !!!
É um produto natural a base de minerais calcinados, pulverizados e misturados, que em combinação com substãncias aplicadas, tem funções multiplas de ação, promovendo resultados desejados e eficazes. A máscara térmica gessada é uma nova opção de tratamento, pela sua concentração de minerais e com efeito linfático característico e o calor liberado, fazem com que as substancias ativas ultrapassem os limites da pele, tendo como função:

- A melhora do funciomamento celular, gerando uma intensa regeneração dos tecidos,
- Ativa a circulação sanguínea, proporcionando aos tecidos uma quantidade suficiente de nutrientes vitais e desacelerando o processo de envelhecimento da pele.
- Possibilita a saída espontânea de impurezas da pele, agindo como tratamento lipo-redutor,
- Efeito oclusivo proporcionando uma melhor absorção dos princípios ativos,
- Atua também como proteção do mecanismo reparador natural das células,
- Relaxamento perfeito de toda musculatura da pele,
- Ativação ideal do metabolismo cutâneo. Este é um procedimento oclusivo, portanto catalisador de reações metabólicas.

É indicado para clientes com flacidez e para modelagem corporal. É um procedimento que pode ser associado a hipotermia (gel creogeno), hipertemia (creme termo-redutor), desintoxicação metabólica e destoxi-redução.
O gesso Redutor faz com que a cliente tenha um maior resultado pois esses princípios eliminam a retenção de líquido do corpo, ajudando na parte de saúde além da
estética.

Indicações:
• Diminuição de medidas e flacidez;
• Redução e controle da celulite, melhorando a silhueta corporal;
• Auxilia na drenagem – absorção de líquidos através do cálcio existente em sua formulação;

Eletrolifting



“Lifting” é uma palavra inglesa que significa “levantamento”. Em dermoestética se utiliza para designar um tratamento que tem como finalidade produzir um levantamento da pele e estruturas adjacente com o fim de prevenir rugas, flacidez e envelhecimento cutâneo.
O Eletrolifting desenvolveu-se em 1952, que pela sutileza de sua corrente, proporcionou resultados que se imaginavam serem satisfatórios.
É uma técnica em que se utilizam microcorrentes variáveis de baixa freqüência, com impulsos de muita baixa duração e intensidade, com a finalidade de produzir um levantamento dos estratos mais superficiais e prevenir desta forma o envelhecimento cutâneo. Também chamada de “ Micrólise” ou “ Galvanopuntura”.
O Objetivo mais amplo do uso do eletrolifting é suavizar, atenuar, eliminar alterações das linhas de expressão que se formam na face devido a contração dos músculos. Atua a nível celular restaurando a camada colágena e estimulando a produção de elastina, utilizando justamente a mesma arma que a pele, utiliza microcorrentes.

Estrias



A pele com estrias apresenta modificações nas fibras de colágeno, na substância fundamental amorfa e nos fibroblastos (responsável pela produção de elastina).
Estudos preliminares mostraram que ocorre um acentuado aumento no número de fibroblastos jovens, uma nova vascularização e o retorno da sensibilidade dolorosa após algumas sessões de estimulação elétrica, em conseqüência uma grande melhora no aspecto da pele, que fica muito próxima do normal. Entretanto, o resultado do tratamento pode variar em diferentes indivíduos, como em qualquer outro tratamento de diversas afecções. Este fato está centrado na capacidade reacional de cada indivíduo.
A Galvanopuntura e a Microcorrente são tratamentos estéticos recomendados para diminuir estrias.

Galvanopuntura (Corrente Galvânica)



A corrente Galvânica é filtrada e retificada indolor para aplicações locais nas regiões com estrias, flacidez, para massagens, etc. É indicada principalmente em afecções, onde a atuação da eletrecidade e do fármaco se fazem necessário, principalmente afecções cutâneas superficiais, contraturas, cicatrizes de tendência a quelóide, celulite, gordura localizada, rugas, acne, limpeza e hidratação profunda, nutrição e umectação.
Auxilia os impulsos fisiológicos que são utilizados para tratamentos diversos na ESTÉTICA.
Em medicina, fisioterapia e estética esta corrente é utilizada para introduzir na pele determinadas substâncias. Ao atravessar os tecidos do corpo humano produz uma cadeia de fenômenos fisio-químicos cujos fundamentos se manifestam especialmente na dissociação molecular.

Microcorrentes



Trata-se de um tipo de eletroestimulação que utiliza correntes com parâmetros de intensidade na faixa dos microamperes de baixa freqüência, apresentando corrente contínua sendo assim um tipo de corrente galvânica modificada, com valores de freqüência e com amperagem medidas em Milionésimos de Ampére (mA).
O Plano de atuação das microcorrentes é profundo, podendo atingir um nível muscular, e apresenta-se com imediata atuação no plano cutâneo e subcutâneo.
As microcorrentes têm características subsensoriais não causando desconforto ao paciente.
É certo que essas melhorias são temporárias, mas conforme o tratamento vai sendo realizado, os benefícios tornam-se mais duradouros, pois o efeito da corrente continua agindo mesmo após a aplicação. Esses benefícios não são definitivos visto que os efeitos do tempo continuarão a incidir sobre o organismo.
No processo acneico, as aplicações das microcorrentes devem ser realizadas após a fase de descontaminação da pele.
Indicações
- Acne (antinflamatório, cicatrizante, bactericida, e antiedematoso)
- Involução cutânea (aumento do número de fibroblastos e realinhamento das fibras colágenas, potencializa a circulação linfática diminuindo edema)
- Pós operatório de cirurgia plástica (cicatrizante, antinflamatório, e antiedematoso)
- Estrias (rearranjo das fibras colágenas)
- Eliminação de metabólitos celulares, relaxamento muscular, restabelecimento da bioeletricidade tecidual
- Celulite (antiedematoso)
- Pós Peeling (cicatrizante, antinflamatório)
Microcorrentes no Pré e Pós-Cirúrgico
Antes da cirurgia plástica é importante o preparo da pele quanto aos aspectos de hidratação, nutrição e elasticidade que beneficiam o momento cirúrgico tanto favorecendo a atuação do médico como o próprio paciente.
A aplicação das microcorrentes pode ser feita em 10 sessões antes da cirurgia em uma ou duas aplicações semanais.
Após a cirurgia as microcorrentes podem ser utilizadas como auxiliares no processo de redução de edemas e hematomas e ainda como elemento de ativação do processo de cicatrização.

Qual o seu tipo de pele?




As agressões solares estimulam a produção de melanina na pele, como forma de proteção. Este mecanismo de defesa protege o material genético da célula. Assim, além de promover a coloração cutânea (bronzeado) a melanina age como filtro solar, difratando ou refletindo a radiação solar. 

Em 1976, Fitzpatrick classificou a pele humana em seis fototipos que variam do tipo I (pele mais branca) ao tipo VI (pele negra).


Em relação a exposição solar:
Fototipo I representa a pele branca que sempre forma eritema (queima com facilidade) e nunca bronzeia
Fototipo II representa a pele branca que sempre forma eritema e bronzeia muito pouco
Fototipo III representa a pele morena clara que queima moderadamente e bronzeia moderadamente
Fototipo IV representa a pele morena que queima pouco e bronzeia com facilidade.
Fototipo V representa a pele morena escura que raramente queima e sempre bronzeia.
Fototipo VI representa a pele negra que nunca queima e possui muito pigmento.

A cor da pele varia segundo a raça e, no indivíduo, conforme a região do corpo, sendo influenciável pelas condições do meio. 

Análise da pele é de extrema importânica para a indicação de cosméticos e tratamentos personalizados para cada tipo de pele.

Limpeza profunda de pele


 A limpeza profunda da pele é fundamental para eliminar as células mortas, as impurezas e com isso desobstruir os poros.A pele normal produz cerca de 1250 células por dia para cada centímetro quadrado e essas células são provenientes de 27000 células. A duração normal do ciclo celular da pele é de 311 horas. O tratamento individualizado para limpar e normalizar cada tipo de pele. Evita o acúmulo de células mortas que deixam a pele áspera, elimina pontos escuros (não removidos com os produtos para limpeza de pele diária) e ainda retira impurezas profundas dos poros.

 Assim a pele pode respirar livremente, melhorando seu metabolismo e sua oxigenação. É fundamental para a evolução de qualquer tratamento e também para preparar a pele para intervenções no rosto pois ela evita infecções e ajuda na cicatrização.

 Cravos, espinhas e os famosos miliuns (bolinhas de sebo sob a pele) são resultados de impurezas produzidas pelas glândulas sebáceas e que a derme não conseguiu expelir. Para conseguir se livrar deles, só com uma limpeza no rosto, recuperando o brilho e a viscosidade.

 Sugere-se que a Limpeza de Pele seja feita mensalmente ou de acordo com a necessidade de cada pele. Seus resultados são benéficos tanto para a beleza quanto para a saúde da pele, pois o procedimento ajuda a desobstruir os poros, prevenindo algumas doenças de pele e melhorando a aparência do rosto.

 Cravinhos espalhados por testa, nariz e queixo conferem um aspecto de desleixo. Nem pense em se arriscar na ‘espremeção’ caseira, procure serviços de bons profissionais em clínicas estética ou dermatológica.

Cuidado redobrado no Verão

 Chega o verão e com ele as preocupações com o sol. No verão a pele fica mais vulnerável aos perigos do sol. Os raios solares são mais intensos e a pele perde mais água, pois a transpiração é muito maior. A oleosidade também aumenta com o calor, precisando de mais cuidados com a limpeza da pele, pois pele gordurosa não significa pele hidratada. 

 O sol em excesso pode ocasionar ressecamento da pele, vermelhidão, ardor, queimaduras, bolhas, manchas e câncer de pele. Há diversos tipos de câncer de pele, como o carcinoma basocelular, o mais comum, de cura mais fácil; o carcinoma espino-celular segundo em freqüência e também de alto índice de cura; e o terceiro, o melanoma, que é o que aparece através de pintas pretas e apresenta um alto grau de mortalidade, por isso é que se recomenda retirar as pintas pretas da pele que são causadas quase que exclusivamente pelo sol.



 O câncer de pele vem se tornando um problema cada vez mais freqüente nos consultórios dos dermatologistas. Motivo? Sol em excesso e diminuição da camada de ozônio. Devemos ter em mente que o sol age acumulativamente, ou seja, temos em nossa pele o efeito do sol do primeiro dia de nossa vida até hoje. 

 É como encher um copo d’água, quando ele estiver cheio, mesmo que você coloque apenas algumas gotas, uma hora ele irá transbordar. Se você tomar muito sol em alguma fase da vida, mesmo que você diminua a intensidade de radiação solar, você pode estar no limiar de desencadear um tumor e, mesmo com pequenas exposições diárias, pode-se adquirir um câncer de pele. 

 Facilmente nós, num país tropical, ficamos expostos mais de uma hora por dia ao sol, entre conversar, caminhar e dirigir, etc. Isso ao final de um ano, significa praticamente um mês de praia, tomando sol o dia todo sem, no entanto, termos ido à praia. E depois falamos que tomamos sol apenas raramente. 

 Os raios de sol que chegam à nossa pele são: os ultra-violetas (A,B e C); as luzes visíveis (violeta, azul, verde, amarelo, vermelho, laranja) e os infra-vermelhos. Para proteção da nossa pele o que nos importa são os ultra-violetas A – que têm um comprimento de onda maior e penetra mais na pele podendo desidratá-la; os B – que têm comprimento de onda menor e atingem principalmente a epiderme (camada mais superficial da pele) e que são os causadores de queimaduras e vermelhidão, além do câncer de pele; e o UVC que é totalmente absorvido antes de chegar ao solo. 

 Como proteger a pele dos efeitos nocivos dos raios solares Expondo-se ao sol em horários adequados (antes das 10 horas e após as 16 horas). Se a pele for clara, iniciar a exposição por períodos curtos e aumentar de forma lenta e progressiva, dando tempo para a pele aumentar a produção de melanina, que é o pigmento que dá coloração. À medida que vai aumentando a exposição solar, a pele vai escurecendo, formando assim uma certa defesa contra os raios ultravioletas. 

 A proteção deve redobrar na praia. Achar que embaixo do guarda-sol se está protegido é um grande engano. Os raios ultrapassam o tecido do guarda-sol e também refletem na areia agindo da mesma forma, provocando queimaduras. Nos dias nublados a proteção deverá ser a mesma, pois os raios transpõem as nuvens. Filtros solares são grandes aliados para os apaixonados por praias e piscinas e principalmente para o dia a dia, mas é muito importante saber o que é fator de proteção solar. 

 O fator 15 deve ser usado diariamente para pessoas que vão para o trabalho e que também ficam expostas às luzes brancas. Já na praia ou piscina o fator tem que ser maior. Os filtros solares podem ser de dois tipos: Opacos - atuam refletindo radiações; Absorventes de radiações - modificam a capacidade de absorção. 

 É muito freqüente me perguntarem o que é F.P.S. (Fator de Proteção Solar), e é fácil de entender. O F.P.S. significa quantas vezes você pode se expor ao sol com protetor em relação a não estar usando. Por exemplo: se você pode tomar meia hora de sol sem causar vermelhidão ou ardor, o fator de proteção solar deverá ser multiplicado por meia hora. A resposta vai ser quantas horas você poderá permanecer no sol. 

Obs.: o produto deverá ser reaplicado a cada duas horas. Além do cuidado com a proteção ao sol, a pele da face e do corpo deverá ser bem hidratada para evitar ressecamento e desidratação. No verão se deve também cuidar das asperezas da pele fazendo esfoliações uma vez por semana. O esfoliante deverá ser aplicado se a pele não estiver avermelhada ou sensível.

quinta-feira, outubro 08, 2009



Participe!

Envelhecimento facial

Podemos dizer que passamos por 5 fases de envelhecimento facial:


1- Diminuição da Circulação – com a idade, decrescem o número e a dimensão dos capilares que levam oxigênio e substâncias nutritivas para a derme e epiderme. A Função dos vasos linfáticos é diminuída provocando insuficiência na eliminação de resíduos celulares. Com o decrescimento da vitalidade celular, todas as demais funções internas da célula, tais como, completa eliminação de toxinas e aporte de produtos nutritivos se tornam lentas. Isso faz com que as células da pele se atrofiem progressivamente.


2- Insuficiência Intracelular – a não eliminação completa de toxinas juntamente com a falta de oxigenação adequada irão refletir numa trabsformação do aspecto exterior da célula da pele, podendo inclusive ocasionar anormalidades patológicas.


3- Atrofia Muscular – um tecido muscular facial bem tonificado projeta um rosto jovem. Agora, como já visto, uma má circulação e nutrição inadequada da célula, ocasiona atrofia muscular.Esta atrofia provocará o aparecimento das linhas de expressão acentuadas, papadas, olheiras e outras características causadas pela idade.


4- Marcas de Expressão – as marcas de expressão facial se geram também devido á região, cultura e tendências naturais da pessoa. A freqüência que repetimos, com o passar dos anos estas expressões faciais, forma o que chamamos de “linhas de caráter “. Sua formação é precedida pela contração de um músculo ou grupo de músculos opostos. Desta maneira, haverá uma tensão e a pele se debilita provocando uma prega ou ruga.


5- Transformações devidas a regiões e comportamento social diferente – estas transformações podem alterar consideravelmente o estado dos tecidos faciais. Em algumas regiões os raios ultravioletas emitidos pelos raios solares podem ocasionar modificações permanentes no funcionamento celular, afetando a produção de pigmentos. Uma exposição prolongada a ventos poderá formar calosidades, endurecimento e secura da pele, aparecendo rugas. Deve-se ainda levar em consideração a má alimentação. Um regime alimentício incorreto poderá acelerar o envelhecimento, reduzindo a função celular e a regeneração dos tecidos.

O que é Cosmetologia




-->
Segundo o Dicionário Aurélio:
A arte da preservação, melhoramento ou restauração da beleza do corpo humano e especialmente do rosto. Trata de criar uma aparência cuidada, retardar o aparecimento dos sinais de envelhecimento e compensar ou ocultar os desvios do ideal normal da beleza, mediante o tratamento cosmético da pele, cabelo e unhas.

 Com o passar do tempo, a pele sofre um desgaste natural inevitável. A partir dos 25 anos começa a diminuir a produção de colágeno, uma das principais fibras de sustentação dos tecidos, provocando a flacidez da pele. Entre os 50 e 60 anos, a derme (a camada mais profunda da pele, onde estão as fibras de sustentação) perde metade da sua espessura, enquanto a epiderme (a camada mais superficial) engrossa. Além disso, também diminuem a microcirculação sangüínea e a gordura. 

 Outros fatores que aceleram o desgaste da pele são: a exposição excessiva ao sol, o cigarro, a poluição, a herança genética, as alterações hormonais, a alimentação desequilibrada e o estresse. Tudo isso contribui para um maior número de radicais livres (considerados o lixo do metabolismo), que ficam circulando no organismo, oxidando as células e aumentando a degradação dos tecidos. Portanto, é fundamental modificar os hábitos de vida e lançar mão de tecnologia, cremes e tratamentos com princípios ativos que ajudam a prolongar a juventude.