Arbutin é um ativo biossintético, derivado da Hidroquinona, que clareia e promove um tom uniforme em todos os tipos de pele, sendo um poderoso despigmentante com excelente performance comprovada. Ele foi desenvolvido como alternativa à Hidroquinona, que é um dos ativos despigmentante mais eficiente do mercado, mas apresenta alguns inconvenientes técnicos como riscos de toxicidade e hipocromia.
Este derivado estável da Hidroquinona bloqueia a ação da tirosinase, impedindo a produção de melanina no local aplicado. Resultando no desaparecimento visível das manchas, sem causar irritação e com menor citotoxicidade, sendo utilizado como uma alternativa segura para tratamentos de hipercromias. O Arbutin apresenta menor probabilidade de provocar hipopigmentação irreversível.
Este composto é facilmente incorporado em muitos tipos de bases, conferindo maior estabilidade ao produto final. Um clareador da pele que atua de forma mais rápida, eficiente e segura que os componentes comumente utilizados, minimizando as manchas já existentes. A ação despigmentante do Arbutin é maior do que a do Ácido Kójico e do Fosfato de Ascorbil Magnésio (Vitamina C Estabilizada).
Existem vários ativos clareadores no mercado cada um com mecanismos de ação específico para o tratamento de hipercromias (manchas). O arbutin pode ser associado à outros ativos com diferentes mecanismos de ação sobre os melanócitos (células produtoras de melanina), a fim de obter-se um tratamento mais eficaz.
Não é indicado para mulheres grávidas ou lactantes.
Um profissional habilitado poderá lhe indicar o melhor clareador e a concentração adequada para o seu caso e o seu tipo de pele.